Clique nas imagens para ampliar
A gestão de produtos químicos perigosos visa fornecer segurança às pessoas potencialmente expostas, incluindo trabalhadores, consumidores, equipes de segurança e o público em geral. Com o objetivo de comunicar os perigos químicos de forma clara e padronizada.
As pessoas costumam associar erroneamente a expressão “produtos químicos” a “produtos extremamente perigosos”.
Convivemos diariamente com produtos químicos, por isso a gestão de produtos químicos é essencial.
ETAPAS DA GESTÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS
A gestão de produtos químicos considera quatro etapas dentro de um sistema: Planejamento, Execução, Verificação e Ação.
Na gestão de produtos químicos, ao se analisar o conceito, faz-se o planejando, iniciando pela identificação de perigos e avaliação de riscos, de aspectos e impactos ambientais.
Na gestão de produtos químicos são identificados todos os produtos que podem incorrer em riscos à saúde humana ou em impactos adversos ao meio ambiente. Estes produtos, devido a suas características, serão passíveis de controle na fase de Execução, sendo que a separação de produtos perigosos e não perigosos também faz parte da gestão de produtos químicos.
Na gestão de produtos químicos, o controle de produtos químicos não se aplica apenas a substâncias com características extremas: desinfetantes, remédios, tintas, dentre outros, são passíveis de controle pois, se utilizados de maneira imprópria, podem trazer riscos à saúde e ao meio ambiente.
CONTROLE DOS PRODUTOS QUÍMICOS
Resumindo, todos os produtos químicos devem ser gerenciados, mas apenas os que podem incorrer em riscos à saúde humana ou em impactos adversos ao meio ambiente devem ser controlados.
Uma gestão de produtos químicos é um conjunto de ações e métodos que são empregados para melhorar a administração, com o intuito de se alcançar um objetivo. Identificar produtos perigosos, realizar a rotulagem das embalagens, manter os produtos em locais de difícil acesso, nada mais são do que processos de gestão essenciais no ambiente doméstico com o objetivo de evitar acidentes.
Considerando que os produtos químicos utilizados no ambiente de trabalho, normalmente, são mais agressivos do que os consumidos em casa, pois os processos exigem maiores concentrações destes produtos. Assim sendo, as consequências de acidentes podem ser muito mais graves. Por esta razão, o controle destes produtos deve ser muito mais rigoroso.
Lembrando também que os produtos químicos são um aspecto ambiental de muitas atividades e seus impactos ambientais associados podem ter proporções desastrosas.
Para saber mais sobre Gestão de produtos químicos
Ligue para 19 3272-4429 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!