Clique nas imagens para ampliar
Muitos de nós trabalhamos em ambientes onde o ruído é um perigo diario. Embora as mudanças nos padrões de trabalho e o uso de máquinas mais silenciosas e mais eficientes tenham reduzido os níveis de ruído nas últimas décadas, ainda é um risco ocupacional importante.
O controle de ruidos na fonte é a forma mais recomendada quando existe viabildade técnica, sendo que o ideal seria já no planejamento das instalações a adequação para controlar o risco de ruído em sua fonte, devido a opção de escolher máquinas e equipamentos que possam gerar menos ruído.
Outra forma de controle de ruidos é organizar o lay-out do estabelecimento e isolar a fonte de ruído dos trabalhadores, caso não seja possível o controle de ruidos na fonte, verifica-se a possibilidade de aplicação de medidas de controle na trajetória do ruído.
Ao incidir sobre uma superfície, parte do som é absorvida, parte é refletida e parte é transmitida, a finalidade do controle de ruidos na trajetória é evitar a transmissão do som para outro ambiente ou evitar a sua reflexão.
ISOLAMENTO ACÚSTICO
O isolamento do som (isolamento acústico) é uma medida de controle destinada a evitar a transmissão do som de um ambiente para o outro.
Tanto a fonte do ruído como também o trabalhador exposto (receptor do ruído) podem ser isolados, caso isso não seja possível, o controle de ruidos na sua fonte ou trajetória, deverão ser adotadas medidas de controle no trabalhador.
Um controle de ruidos no trabalhador é a redução do tempo de exposição aos níveis de ruído superiores aos limites de tolerância.
A utilização de um equipamento de proteção individual, mais especificamente o protetor auricular, é também uma medida de controle de ruidos.
PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA
O Programa de Conservação Auditiva tem por objetivo estabelecer métodos de gerenciamento das medidas de controle da exposição ocupacional ao risco físico ruído.
Deverão ser praticadas ações preventivas, de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições ao ruído ultrapassem os limites de tolerância - controle médico, informação aos trabalhadores e monitoramento periódico da exposição.
Por último, deverá ser adotado um controle médico com a realização, especialmente, de exames audiométricos.
O controle médico irá constatar a eficiência das medidas de controle que foram adotadas ao longo do programa.
Para saber mais sobre Controle de ruidos
Ligue para 19 3272-4429 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!