Clique nas imagens para ampliar
Insalubridade nada mais é do que um ambiente ou condição de trabalho, que através de riscos ambientais incontrolados, prejudicam a saúde e integridade física do trabalhador.
Em outras palavras é o ambiente de trabalho que causa grave prejuízo à saúde do empregado, uma vez que os riscos existentes no local de trabalho, estão acima dos Limites de Tolerâncias fixados.
CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE INSALUBRE
A insalubridade é definida pela legislação em função do grau do agente nocivo, levando em conta ainda o tipo de atividade desenvolvida pelo empregado no curso de sua jornada de trabalho, observados os limites de tolerância, as taxas de metabolismo e respectivos tempos de exposição durante a jornada, tudo mensurado através da avaliação de insalubridade.
Assim, são consideradas insalubres as atividades ou operações que por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, expõem o empregado a agentes nocivos à saúde, cuja a avaliação de insalubridade dê acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza, da intensidade do agente e o tempo de exposição aos seus efeitos.
TIPOS DE AVALIAÇÕES DE INSALUBRIDADE
É possível realizar a avaliação de insalubridade através três critérios: avaliação quantitativa, qualitativa e avaliação qualitativa de riscos inerentes à atividades.
A avaliação de insalubridade quantitativa verifica os agentes nocivos que estão acima dos limites fixados em razão da natureza, da intensidade e do tempo de exposição aos seus efeitos.
Na avaliação de insalubridade qualitativa não há fixação de limites de tolerância para os agentes que causam prejuízos à saúde dos empregados, neste caso, deverá ser analisado detalhadamente o posto de trabalho, a função e a atividade do trabalhador, utilizando os critérios da Higiene Ocupacional.
A avaliação de insalubridade qualitativa de riscos inerentes à atividade consideram as atividades que não existem meios de eliminar ou neutralizar a insalubridade, logo, as condições insalubre são inerentes. Dessa forma, a caracterização da insalubridade.
Assim podemos concluir desta forma então, que a avaliação de insalubridade é crucial para um bom ambiente de trabalho, pois é a partir daí que os trabalhadores poderão ter uma maior segurança ao desempenharem suas funções no recinto laboral.
Importante que as avaliações ocorreram de forma recorrente para se ter uma análise completa e a ausência total de agentes de risco. Quanto maior o risco, maior a frequência de avaliações.
Para saber mais sobre Avaliação de insalubridade
Ligue para 19 3272-4429 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!