Clique nas imagens para ampliar
Diariamente, as pessoas se expõem a diferentes sons, de alta frequência, moderada ou baixa. Quando são incômodos se chamam barulhos. Os barulhos se misturam e não ouvi-los é impossível. Mas o que fazer quando trabalhar em ambiente ruidoso faz parte das atividades laborais? Neste caso, é possível a atenuação de ruido usando o Equipamento Individual de Proteção (EPI) para proteger um dos nossos sentidos mais importantes: a Audição.
O PORQUÊ DA ATENUAÇÃO DE RUÍDO
A importância da atenuação de ruido está embasada ao se deparar com o processo de perda auditiva por constante trabalho sob ruído sem proteção, cujo nome se dá de Perda Auditiva Induzida por Ruídos (PAIR). Um trabalhador exposto por mais de 8 horas diárias a um ruído de 85 decibéis, sem usar o EPI, compromete seriamente sua audição, podendo gerar a PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruídos).
No Brasil, para a atenuação de ruido, os protetores tem sido selecionados através da Norma Regulamentadora 6, considerando-se que, para a seleção do protetor auditivo, algumas empresas levam em conta, além do tipo de ambiente ruidoso, o preço e a facilidade no uso, outras avançam em outros requisitos como conforto, a aceitação do usuário e a durabilidade. O fato é que para atenuação de ruido, nem sempre medidas administrativas e de engenharia resolvem o problema do ruído, exigindo assim o uso do protetor auricular.
QUAL O PROTETOR AUDITIVO IDEAL
Para a atenuação de ruido e saber qual o tipo ideal de protetor auditivo, deve-se medir o nível de atenuação e para isso são utilizados dois métodos diferentes:
NRR e NRRsf são duas metodologias de atenuação de ruído para protetores auditivos. Estes valores não são expressos em dB, como a maioria dos protetores auditivos marcam em suas instruções, mas sim indicies que podem ser subtraídos diretamente do nível de exposição do trabalhador – dado em dB(A) – devido a soma de decibel ocorrer por escala logarítmica e não aritmética (algoritmos manuais) como estamos acostumados a lidar.
Para atenuação de ruido e aumentar a probabilidade de eficácia de um protetor auditivo, proporcionando uma proteção real e efetiva, é preciso que ele seja utilizado durante 100% do tempo de exposição.
Para o sucesso na atenuação de ruido, outros aspectos devem ser ponderados: o conforto, a pertinência do modelo ao tipo de operação, a necessidade de comunicação dos profissionais entre si, a facilidade de limpeza e de armazenamento, a durabilidade e até a cor.
Para saber mais sobre Atenuação de ruido
Ligue para 19 3272-4429 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!